Formação de Trabalhadores
O que antecede a Escola para formação de Trabalhadores do Instituto do Jovem?
O Ciclo Introdutório
O Ciclo Introdutório representa uma proposta de estudo sistematizado da Doutrina Espírita que consiste no ciclo de estudos básicos da Casa Espírita.
É realizado em 02 anos é constituído pelos cursos “Noções Básicas de Doutrina Espírita”, “Nosso Lar”, “Passe e Desobsessão por Corrente Magnética”, cada um com duração semestral.
Os cursos visam formar trabalhadores esclarecidos e preparar os alunos para a integração na Escola de Médiuns e no Ciclo de Especialização da Casa Espírita.
Definição da Escola para Formação
A Escola para Formação de Trabalhadores do Instituto do Jovem compete a formação e especialização de trabalhadores para as inúmeras atividades do Instituto. Integra, em conjunto com as Escolas para Formação de Trabalhadores dos demais Institutos, o Ciclo de Especialização da Escola de Estudos Espíritas.
“[...] o Centro Espírita deve ser o núcleo de estudo, de fraternidade, de oração e de trabalho, com base no Evangelho de Jesus, à luz da Doutrina Espírita.” (O Espiritismo de A a Z, p. 73).
Objetivos
- • Oportunizar condições de preparo e desenvolvimento para o desempenho da tarefa de evangelização do jovem;
- • Atender a necessidade constante de estudo daqueles que estão trabalhando direta ou indiretamente na evangelização do jovem;
- • Propiciar uma permuta de experiências através do trabalho em equipe;
- • Fornecer meios ao instrutor para que possa trabalhar as tendências dos jovens, através das atividades de estudo e prática da Doutrina Espírita;
- • Funcionamento da Escola para Formação de Trabalhadores do Instituto do Jovem.
“Abençoados os lidadores da orientação espírita, entregando-se afanosos e de boa vontade ao plantio da boa semente!
Mas, para um desempenho mais gratificante, que procurem estudar e estudar, forjando sempre luzes às próprias convicções.” Guillon Ribeiro (A evangelização espírita da infância e da juventude na opinião dos espíritas, separata do Reformador, 3. ed., p. 27).
Cursos